A Casa de Bambas nasceu em 2019, fruto dos sonhos de um mundo mais justo de José Romildo dos Santos (Mestre Jagunço) e Janaina Bemvindo (a Jana).
Ambos com origens distintas – ela, a garota da cidade grande e ele, oriundo de uma aldeia indígena do interior do Brasil – porém, com um incômodo em comum, a desigualdade social no subúrbio carioca.
Dessa maneira, o casal fundou a Instituição, com o objetivo de promover a paz, o amor, a solidariedade e o bem estar de pessoas em condição de vulnerabilidade social observando as premissas dos direitos humanos.
A Casa de Bambas tem sua sede no bairro de Cordovil, Zona Norte do Rio, inserida no complexo de favelas da Cidade Alta. Local este, que abriga oito comunidades interligadas.
E, acompanhando o trabalho de Mestre Jagunço no bairro há mais de 20 anos, os caminhos escolhidos para realizar o projeto são atividades humanizadas envolvendo a arte e a cultura indígena e afro-brasileira, além de esporte, educação e formação profissional com vistas ao desenvolvimento comunitário e a inclusão social.